Assessoria de Casamento: Por que os valores variam tanto?

Publicado por Joyce

02/06/2011

Oi, se você está buscando uma assessoria completa ou do dia para seu casamento certamente você já se fez essa pergunta. Dia desses uma noiva, que depois acabou fechando comigo, me perguntou sobre isso. Foi aí que tive a ideia de escrever este post, afinal as dúvidas das minhas "noivas"  contribuem muito para este site. Vamos lá:

O que eu sempre digo é: Não posso falar do trabalho do outro, o que eu posso fazer é garantir o meu, afinal de contas é meu nome que está em jogo e credibilidade é tudo, ainda mais em tempos de web 2.0, onde as noivas estão cada vez mais antenadas. E é por isso que acredito que "o preço que a gente pratica precisa estar compatível, em termos de qualidade, com o serviço que a gente entrega"

  • Qualidade é uma coisa que todo mundo exige indepentende do valor que paga pela assessoria, portanto cabe a cada fornecedor dar seu preço entregando QUALIDADE.


Eu fico muito triste ao ver gente que se denomina assessor de casamento fazendo besteiras na festa. Fico triste por ver uma profissão tendo a imagem manchada por pessoas que não entendem nada do assunto. É muito chato ouvir, casais que desejam fechar assessoria de casamento, relatar que o "profissional" contratado para o casamento da irmã/prima/amiga teve atitudes "feias", que nem vale a pena reproduzir aqui. É chato ouvir isso porque o profissional em questão está denegrindo não só a imagem dele, mas de toda uma rede de profissionais.  

Como eu disse não vou falar do trabalho ou do preço do outro, o fato é que a minha assessoria de casamentos não consegue fazer uma assessoria do dia para casamento com 250 convidados por R$700,00/R$800,00. A assessoria do dia não é só uma assessora, muito menos trabalha só no dia da festa. Eu, Joyce vou em TODOS os casamentos que eu fecho e além da minha vivência na área de eventos tem também a minha formação, bem como a de todas as pessoas que trabalham comigo que preencheram uma série de requisitos para estar aqui do meu lado. 

Pra mim a questão não é o nem o Preço e sim a Qualidade, se o fulano consegue cobrar baixo, fazer evento com profissionais qualificados, entregar qualidade e ainda ter lucro, ok. Só não venha denegrir a imagem dos assessores de casamentos. E isso vale para a questão preço e também para a ética profissional.

  1. Resumindo tudo: Os preços cobrados por uma Assessoria de Casamentos varia de acordo com o trabalho desenvolvido, tempo de experiência no mercado, formação do responsável pela empresa e estrutura de atendimento. Se tem escritório o custo é maior se não tem é menor. 


Nota
: Eu dei um exemplo de assessoria do dia acima, porque fica mais fácil para todo mundo entender, mas também vale para assessoria de casamento completa. Se você quer saber o que faz uma Assessoria de Casamento Completa (clique aqui) para saber o que faz uma Assessoria do Dia (clique aqui).

Continue lendo: Assessoria de Casamento: Por que os valores variam tanto?

Tags: assessoria, casamento, cerimonial, cerimonialista, sp, são paulo, dia, blog, noiva,

[ 1 comentários ]

RSVP - Confirmação de Presença

Publicado por Joyce

09/05/2011

  • O que é?

O RSVP, abreviatura do termo em francês Répondez s'il vous plait (Responda, por favor) significa que o responsável pelo evento pede que o convidado responda se poderá ou não comparecer ao casamento.

  • Para quê serve?

O RSVP ou confirmação de presença serve para que os responsáveis pela festa possam se programar para atender todos os convidados adequadamente. Isso quer dizer: ter lugar para todos se acomodarem, ter comida, bebida e lembrancinhas suficiente para todo mundo, além de garçons e equipe de limpeza que atenda o número de convidados do evento.

Exemplos: Você contrata um buffet para 300 convidados, mas no dia do evento aparecem 350 pessoas, isso pode acontecer porque alguns parentes distantes estão namorando (e você não sabia) ou você convidou seus tios e “família” e não contou possíveis namorados/as dos seus primos, assim vai.
Em geral os buffets têm estrutura para atender até 10% a mais do que o contratado, acima dessa média o atendimento fica prejudicado.

  • Por que vale a pena fazer confirmação de presença:

Às vezes você tem certeza que determinadas pessoas virão ao seu evento, mas por algum motivo elas não poderão comparecer. Com o RSVP você fica sabendo antes...
Você descobre quem vai trazer acompanhantes.
Você consegue saber se deverá ou não aumentar o serviço contratado para o buffet e bar de caipirinhas. 

  • Quem faz a confirmação de presença?

Existem várias empresas que são especializadas nisso. Nós da assessoria de casamentos Mariée Produção de Eventos também trabalhamos com confirmação de presença, mas se você tem tempo disponível e se o número de convidados do seu evento for menor que 200 pessoas você mesmo pode fazer.

  • Com quanto tempo de antecedência devo fazer a confirmação de presença?

O ideal é checar com o buffet o prazo final para você confirmar o número de convidados. Aqui costumamos fazer RSVP dos nossos clientes com 20 dias de antecedência. Entregamos a lista completa 15 dias antes do evento.

  • Tipos de RSVP

Receptivo por site ou e-mail – convidado entra em contato por e-mail ou através de link do site da assessoria de casamento ou site dos noivos
Receptivo por telefone – convidado entra em contato por telefone para informar se comparecerá ou não
Ativo por telefone – noivos ou assessoria de casamento entram em contato (por telefone) com cada convidado para confirmar presença. É o modelo de RSVP que mais funciona em eventos. 

  • Porcentagem de faltosos

Em geral a estimativa de faltosos, mesmo com a confirmação de presença, gira em torno de 15 a 20% com relação ao número que foi fechado na lista de convidados.

  • Dica: Na hora de fechar assessoria do dia ou assessoria completa contrate também a confirmação de presença para seu evento. Isso garantirá um evento planejado e bem organizado.

Lembre-se: “A perfeição é feito de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe” (Michelangelo)

Continue lendo: RSVP - Confirmação de Presença

Tags: rsvp casamento, rsvp, confirmação de presença, casamento, eventos, cerimonial casamento, assessoria de casamento

[ 2 comentários ]

Namore no seu casamento

Publicado por Joyce

13/04/2011

Tem noiva que fica preocupada c/ a recepção, em agradar os convidados e muitas vezes se esquece de curtir a festa junto c/ o noivo. No seu casamento curta com os amigos e namore muito. Confie no cerimonial  pra não perder fotos assim

blog casamento

blog casamento

blog casamento

blog casamento



blog casamento

blog casamento











blog casamento










Imagem: Erin hearts Court

E se você ainda não contratou o cerimonial do seu casamento entre em contato com a gente.
Depois da cerimônia, enquanto você tira fotos lindas nós cuidamos para que seus convidados sejam bem atendidos no buffet.
Fique tranquila no seu dia e deixe tudo com a gente.

Um beijo, Joyce / @diadocasamento

Continue lendo: Namore no seu casamento

Tags: blog, casamento, noiva, cerimonial casamento, assessoria de casamento, assessoria no dia, fotos,

[ 0 comentários ]

O ingressinho da Mi e do Tiago

Publicado por Joyce

29/03/2011

O ingressinho foi surpresa até pra mim que trabalho com assessoria de casamentos, além de novidade ele foi um "achado" da Michele que casou ano passado.

convite casamento, automaticket

  • Ele serve para você

    1. colocar o telefone ou site do RSVP e também para
    2. o cerimonial de casamento ter controle da presença dos convidados sem que exista "tumulto" na entrada da festa.
     
  • Funciona assim


Antes do casamento a empresa de assessoria de casamento ou assessoria do dia faz uma planilha com o nome dos convidados para controlar/confirmar a presença deles na festa, aí acrescenta uma coluna e anota o número da lateral do "ingressinho" (modelo abaixo) na frente do nome do convidado que será entregue o convite

convite casamento, novidades, automaticket

e no dia da festa ao invés da equipe de assessoria ficar com uma pastinha com o nome dos convidados e acompanhantes a gente destaca a lateral do ingressinho e guarda (veja figura). A parte 2 é devolvida para o convidado.

Depois da festa a gente confere os números com o nome dos convidados e quando o casal volta de lua de mel ele já recebe o relatório com tudo o que aconteceu no casamento, inclusive com os nomes dos convidados presentes.

  • O ingressinho serve pra facilitar a vida dos noivos e da assessoria no dia do casamento.

Os convidados da Mi acharam o máximo essa novidade. Quando eles recebiam o convite e viam o ingressinho "desciam" váááários elogios. E vamos combinar, é bem melhor que aquele papelzinho com o endereço do buffet e telefone do RSVP, né?

  • Outra coisa positiva é que funciona da mesma forma quando você adquire um ingresso/ convite para um evento super importante onde ninguém entra sem ele.

Isso faz com que os convidados guardem e façam questão de levar o ingresso no dia do evento, o que já não acontece com o tal papelzinho anexado no convite. 

Se por ventura alguém esquecer a nossa assessoria de casamento tem como plano B a tradicional lista de convidados impressa.

  • Os benefícios não acabam por aí: Eles podem ser usados como um vale havaianas ou vale sapatilha onde os convidados poderão retirar na chapelaria mediante entrega da parte 2 do ingressinho. Isso evitará aquele tumulto básico na pista de dança e garantirá que todos recebam o mimo que o casal preparou.


Se a ideia for entregar sapatilha/havaianas só para as mulheres o ingressinho das meninas pode ser confeccionado em cor diferente, 

 

É uma forma de você ter uma festa de casamento elegante, sem tumulto na entrada e na pista de dança. Além disso, seus convidados certamente repararão na organização impecável do seu evento e como eu sempre digo: "O que faz uma festa se diferenciar da outra é o cuidado com os detalhes" , parafraseando Michelangelo: " A perfeição é feita de pequenos detalhes não é apenas um detalhe" .

O  ingressinho é feito pela empresa Automaticket  que tem consultores em vários estados do Brasil e pode ser personalizado com ou sem foto. Você envia as informações e eles providenciam o layout.
Se além do ingressinho você quiser  uma organização perfeita no dia do seu casamento fale com a gente. A Mariée Produção de Eventos vai adorar te ajudar, a gente ama festas :)

Um beijo,
Ah! Um super obrigada para a Michele que autorizou divulgar o ingressinho do casório dela. Mi, saudade de você sua linda :)

Joyce / @diadocasamento   

Continue lendo: O ingressinho da Mi e do Tiago

Tags: assessoria de casamento, assessoria no dia, cerimonial casamento, sp, rsvp casamento, dicas de casamento, casamento, blog, convite de casamento, convite de casamento rsvp

[ 1 comentários ]

Dúvidas Frequentes: Antecedência para contratar o Cerimonial

Publicado por Joyce

18/03/2011

cerimonial casamento, cerimonial sp, cerimonial de casamento

Muitas noivas chegam até nossa assessoria para casamentos querendo contratar apenas o cerimonial, também conhecido como assessoria do dia. A maioria dos casais querem saber: qual a antecedência necessária para contratar esse serviço?
Como fazemos apenas um evento por data o ideal é contratar o cerimonial do casamento o quanto antes, desde que você já tenha fechado os locais da cerimônia e da festa. Em geral, entre 6 e 8 meses de antecedência é o período ideal.
A Mariée Produção de Eventos não faz reserva de data, por isso para garantir nossa presença no seu evento é necessário, antes, fechar contrato. A forma de pagamento pode ser parcelada até a data do evento ou uma entrada de 20% e o restante para o mês de casamento.

Veja aqui as principais dúvidas respondidas sobre cerimonial e assessoria no dia do casamento.

Continue lendo: Dúvidas Frequentes: Antecedência para contratar o Cerimonial

Tags: cerimonial, casamento, assessoria de casamento, assessoria no dia, assessoria do dia, cerimonial casamento sp

[ 0 comentários ]

Casamento no campo: Onde levar as alianças?

Publicado por Joyce

17/03/2011

Em se tratando de casamento no campo os gringos estão usando um pedaço "fofo" de tronco no lugar da almofadinha. Assim:


Imagem: Classic Bride


Imagem: Wed Luxe

Eu gosto, acho que tem tudo a ver com casamento campestre. E você, o que acha?

Joyce / @diadocasamento

Continue lendo: Casamento no campo: Onde levar as alianças?

Tags: casamento campo, campo, casamento, alianças, almofadinha, assessoria para casamento, assessoria no dia, assessoria do dia

[ 2 comentários ]

Porta guardanapos

Publicado por Joyce

11/03/2011

Porta guardanapos são lindos e ajudam a deixar a mesa cheia de charme. A Leslie Haidar está com um incentivo pra quem quer deixar a mesa do casamento linda.  Pedidos feitos até 10-04-2011 acima de 150 unidades tem frete grátis.

Porta guardanapos



porta guadanapo

porta guadanapo casamento

porta guadanapo
Imagens: Leslie Haidar

Dicas
1 .Personalize com as cores da decoração,
2. O modelo de borboleta fica lindo para um casamento no campo ou estilo rústico-chic,
3. Se o casamento for na praia, porta guardanapo com concha do mar é uma excelente pedida.

Para saber valores e conversar sobre quantidade acesse o site da Leslie Haidar  e solicite um orçamento via e-mail leslie_haidar@yahoo.com.br .

#Ficadica

Joyce - @diadocasamento

Continue lendo: Porta guardanapos

Tags: porta guardanapo, casamento, dicas, blog, noiva, assessoria para casamento, assessoria do dia, assessoria no dia,

[ 5 comentários ]

A tal taxa de rolha...

Publicado por Joyce

02/03/2011

taxa de rolha casamento

Muitos casais não sabe que existe e se surpreendem no hora que negociam com as casas de festas. Outros descobrem a existência da tal taxa de rolha em cima da hora e se vêem em uma super saia justa.
Então, aqui vai um tutorial sobre o que é e como funciona a taxa de rolha.  

  1. O que é?

A taxa de rolha é um valor pré-determinado que alguns espaços cobram dos casais que desejam levar a sua própria bebida para a festa. Ela se aplica a  bebidas específicas, como espumantes, vinhos e whisky.

  1. Por que ela é cobrada?

Alguns espaços têm parcerias com marcas como salton, chandon ou empresas distribuidoras de bebidas. Por conta dessa parceria as casas de festas recebem descontos nas garrafas ou benefícios negociados diretamente com as marcas ou com as distribuidoras. Esses benefícios podem ser uma comissão sobre o valor das garrafas utilizadas ou a própria bebida para ser servida nas degustações oferecidas pelo Buffet.
Então, se o cliente resolve levar a bebida a casa de festas deixa de ganhar em cima da negociação com as marcas, por isso se vêem "obrigadas" a cobrar a tal taxa de rolha. 

  1. Se o buffet oferece as bebidas no cardápio porque alguns casais preferem levá-la?

Hipótese 1: Você ou seus convidados têm preferência por algum vinho/whisky que não consta na carta do Buffet;
Hipótese 2: Você já tem guardado algumas bebidas e gostaria de usá-las no casamento;
Hipótese 3: Você consegue preços melhores pelas bebidas e o buffet não negocia o valor cobrado por pessoa;

  1. É certo cobrar taxa de rolha?

Esta pergunta é polêmica. Os espaços que praticam afirmam que sim. 
Na minha opinião não é certo. A taxa de rolha é cobrada nos restaurantes, vejam bem RESTAURANTES, com a justificativa de cobrir os custos com sommelier, provável quebra de taças, serviço dos garçons de colocar o vinho em um balde especial com gelos, etc. Na minha opinião não tem cabimento cobrar taxa de rolha em casamento, porque em geral o serviço de Buffet calcula a quantidade de garçons para servir alimentos e bebidas para o número de convidados que consta no contrato, ou seja, o garçon terá o mesmo trabalho se as bebidas forem do Buffet ou compradas pelo cliente. Em casamentos não tem sommelier, as quebras de taças são cobradas a parte e, na maioria das vezes, o vinho já vem servido da cozinha,  ninguém serve vinho de forma diferente para justificar o custo com a tal taxa de rolha.
Ao meu ver, só é vantajoso pro casal se o espaço oferecer benefício adicional (além da comodidade) para o cliente, ou seja, algum desconto sobre o valor das garrafas ou cobrar no máximo o preço que as distribuidoras cobram, o que normalmente não acontece.
Agora se o valor da garrafa for BEM superior ao preço praticado pelo mercado não vale a pena, a não ser que a bebida seja super especial (difícil de ser encontrada) ou o sonho da sua vida seja casar neste local. 

  1. Qual o valor da taxa de rolha?

Os preços podem variar de acordo com o espaço/casa de festas. Os valores oscilam entre R$20,00 a R$80,00 por rolha.

  1. Todos os Espaços cobram a taxa de rolha?

Não. Em geral, a maioria dos espaços que cobram esta taxa são aqueles que têm  parceria com as marcas ou distribuidoras de bebidas.
Há espaços em São Paulo que deixam os noivos decidirem como preferem fazer com as bebidas e não cobram taxa de rolha se o casal resolver levar as próprias garrafas.

  1. Quais são as alternativas para as bebidas do casamento?

Opção 1: As bebidas (espumantes, vinhos e whisky) podem ser compradas pelo casal;
Opção 2: As bebidas podem ser adquiridas em consignação, ou seja,  o casal encomenda um número X e paga somente pelas garrafas utilizadas. Algumas empresas são especializadas neste tipo de serviço, por isso entregam no local da festa e retiram ao término do evento.
Opção 3: As bebidas podem ser fechadas diretamente com o buffet. 

  1. O que é importante saber?

Independente do sistema que você optar, se as bebidas forem compradas pela família, adquiradas em consignação ou deixadas a critério do buffet é importante que o casal saiba a quantidade exata que foi utilizada no casamento. No caso de bebidas compradas ou pegas em consignação é preciso "prestar contas" com os noivos ou com a empresa distribuidora.  
Por conta disso, eu bato na tecla que ter uma assessoria no dia do casamento ajuda muito, tendo em vista que a assessoria verifica quantas bebidas chegaram, quantas e quais estão sendo utilizadas e quantas sobraram. Já vi mães de noivas relatarem que compraram duas marcas de whisky e o espaço serviu apenas uma. A mãe da noiva descobriu porque por um acaso, no fim da festa ela foi pegar uma informação na cozinha e viu que as garrafas de whisky 12 anos não foram abertas e que o espaço estava guardando algumas para uso próprio.  Chato, né?
Evite que aconteça com você, pergunte aos responsáveis pelo Espaço/ Buffet se existe taxa de rolha e se programe. Não esqueça de contratar uma assessoria de casamento nem que seja só para o dia

Veja aqui o que uma assessoria no dia do casamento pode fazer por você e aqui as dúvidas mais frequentes sobre assessoria do dia.
Para saber mais sobre a taxa de rolha recomendo este artigo da Veja São Paulo.

Um beijo,

Joyce / @diadocasamento

Continue lendo: A tal taxa de rolha...

Tags: taxa de rolha, casamento, festa, assessoria para casamento, assessoria do dia, assessoria no dia do casamento, dicas festa de casamento, dicas

[ 2 comentários ]

A música do Oscar 2011

Publicado por Joyce

28/02/2011

Em semana de Oscar todo mundo fala de vestidos, cabelo e makequiagem das celebridades, mas o que mais me chamou a atenção nesta edição do Oscar foi a música ganhadora de melhor canção original "we belong together", trilha do Toy Story 3.

A música é gostosa, tem balanço, a letra é bonitinha e é uma ótima pedida para colocar no video retrospectiva de fotos do casal. Acho que vai ser sucesso em casamentos 2011/2012.

Joyce / @diadocasamento

Continue lendo: A música do Oscar 2011

Tags: música para retrospectiva do casamento, música, casamento, oscar 2011, oscar, assessoria para casamento, assessoria do dia

[ 0 comentários ]

Camareira para Limpeza dos banheiros

Publicado por Joyce

31/01/2011

Banheiro de casamento
Imagens: Marta Stewart

Esse assunto é polêmico, porque alguns casais acham que camareira para os banheiros não é fundamental e eu bato o pé que é. Gente, vamos combinar que ninguém gosta de usar banheiro sujo, né?
E se você não gosta de usar banheiro sujo, porque deixar que isto aconteça na sua festa? Não adianta, por mais que os convidados sejam super VIP´s, se a festa tiver mais de 100 convidados e não tiver camareira nos banheiros ficará difícil controlar a limpeza do ambiente. E nem adianta preparar um kit toilet lindo, colocar massagista, equipe de escalda pés e "esquecer" de contratar uma camareira, porque aí toda a sua preocupação com os convidados vai por água a baixo.

Alguns buffets de São Paulo já deixam incluso o serviço de limpeza dos banheiros nos pacotes de locação do espaço, outros porém deixam como opcional. Se o seu buffet deixa como opcional o meu conselho é contrate. Porque este detalhe pequeno faz toda a diferença no resultado final da festa.

E a sua opinião qual é? É a favor? Contra? Conta pra gente nos comentários...
Um beijo, Joyce / @diadocasamento

Continue lendo: Camareira para Limpeza dos banheiros

Tags: banheiro de casamento, dicas, casamento, blog, assessoria para casamento, festa

[ 2 comentários ]