Organizando um casamento a distância

Publicado por Joyce

02/04/2013

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Organizar um casamento a distância não é tarefa fácil, mas é super possível. A Mariée Produção de Eventos já ajudou a organizar casamentos de noivos morando nos Estados Unidos, México, Argentina e França, além de casais residentes em outros Estados do Brasil.

O primeiro passo deve ser estipular o estilo e orçamento do casamento. Contar com o auxílio de uma assessoria de casamento desde o início é fundamental já que o casal não terá disponibilidade para visitar pessoalmente todos fornecedores. Como a maior parte da comunicação será via internet é importante dar preferência para fornecedores que retornem rápido seus e-mails. Assim você não ficará com a sensação de que esqueceram de você.
Outro ponto fundamental é combinar com a assessora do casamento horários para reuniões via Skype. Você pode enviar por e-mail todas as referências que gostaria para o casamento e a assessora fará cotações e apresentará fornecedores compatíveis com seu perfil e estilo.

Você pode combinar com sua assessoria de casamento de deixar para visitar algumas empresas quando estiver no Brasil. Em geral, nossos clientes que moram em outros países costumam chegar pelo menos com um mês de antecedência do casamento para fazer degustação final de buffet e reuniões com os fornecedores de decoração, espaço, música, assessoria de casamento, etc.
Em alguns casos os noivos contam com uma super ajuda de algum familiar para ajudar a acompanhar todo o passo a passo do casamento. Pra gente da assessoria é ótimo, pois assim vamos nos aproximando dos familiares e no dia do casamento conseguimos dar uma atenção especial para noivos e parentes mais importantes.

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Madrinha e Padrinho de Casamento

Publicado por Joyce

10/11/2010

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Tenho notado que a questão "lembranças para padrinhos e madrinhas"  tem preocupado muitas noivas. Na verdade não entendo muito esta preocupação. É claro que queremos presentear pessoas queridas, ainda mais em um momento tão importante como o casamento. Entretanto, o que eu percebo é que muitos casais esquecem que só o fato de você convidar alguém para ser sua madrinha/padrinho já está dando um grande presente, afinal, não é qualquer pessoa que você convida para assistir seu casamento do altar, não é mesmo?

Então resolvi falar sobre a função das Madrinhas e dos Padrinhos no casamento.

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  • Ajudar a noiva a ficar calma e a não "estressar" durante os preparativos;
  • Se possível, ajudar a noiva a decidir fornecedores, sempre respeitando o gosto e desejo do casal;
  • Coordenar a organização do chá de panela (bar ou de lingerie) - quando eu digo corrdenar não me refiro a organizar tudo, até mesmo porque hoje em dia a organização do chá fica muitas vezes para a assessoria fazer- COORDENAR a organização significa passar todas as informações sobre o que a noiva gosta e não gosta para a organizadora deixar o evento com a "cara" do casal e também para a madrinha poder curtir a festa.
  • Estar presente no dia da noiva para ajudar nos detalhes finais como a colocação do vestido, arrumação do véu e fazer um brinde bem legal só entre mulheres.



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Imagens: Next Exit Photography

  • Dar conselhos e dicas que beneficie o casal. Ninguém merece ter uma padrinho que fica falando coisas desagradáveis sobre casamento, né?
  • Ajudar o noivo a escolher um presente bem legal para dar para a noiva na noite de núpcias ou na lua-de-mel.
  • Passar o dia do casamento junto com o noivo, já vi padrinhos que foram fazer cooper ou pra academia malhar junto com o noivo. As fotos ficaram ótimas.
  • Ficar próximo ao casal na chegada ao salão para fazer as fotos tradicionais com os padrinhos.


Atenção
: Também é tarefa das madrinhas e dos padrinhos CURTIR muito a festa, por isso, nada de ficar pedindo para eles checarem fornecedores, contarem bebidas ou ver se o jantar está pronto. Tudo isso é tarefa da cerimonialista do dia. Ser padrinho/madrinha de casamento é uma HONRA, por isso nada mais justo que possam aproveitar a festa que você preparou com todo carinho.

Joyce - @diadocasamento 

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Tags: madrinha, padrinho, noiva, casamento, noivo, blog, assessoria para casamento

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Por onde começar?

Publicado por Joyce

04/09/2010

Foi lembrando a angústia de várias noivas que conheci e pensando em ajudar muitas outras que subirão ao altar que elaborei este tutorial com os passos iniciais de como organizar um casamento.


Imagem: © Nyul | Dreamstime.com

1 - Conversa com o noivo: Já vi muitas noivas querendo uma mega produção enquanto o noivo gostaria de uma festa intimista. Já vi noiva que fazia questão de ter um fotógrafo badalado que faz fotos incríveis enquanto o noivo queria só um registro básico do evento ou vice versa.

Para que os preparativos do casamento não sejam um verdadeiro estresse na vida do casal recomendo agir da mesma maneira que agimos nos negócios, negociando. Por isso, acho bacana utilizar a fórmula da administração 5W2H para conversar com o noivo e definir tudo o que os dois gostariam na celebração e comemoração do casamento. No início a conversa pode até ser maçante, mas depois vocês verão que foi a melhor coisa que fizeram. Essa fórmula nada mais é do que um checklist de tudo o que o casal quer e como irá fazer. O nome desta “fórmulinha” surgiu da união das primeiras letras dos nomes (em inglês) das etapas utilizadas no processo. No casamento ela serve de pauta pra conversa com o noivo e determina como serão as próximas etapas do preparativo. Funciona assim:

2 - Passo-a-passo:


5W

1. What? O que será feito:
Aqui vocês começam a falar sobre o porte da festa e o que cada um valoriza mais. Ex. Comida e bebida boa + boa música, ou Decoração + fotografia artística, etc... Com base nestas informações as etapas seguintes são definidas.
 

2. Why? Por que será feito assim?
Esta etapa acontece em paralelo com a anterior. Aqui o casal discute e negocia o porquê do tamanho da festa. Ex. se for festão é porque os dois têm muitos amigos ou a festa de casamento pode estreitar vínculos profissionais com parceiros ou o sonho do casal (ou de um dos noivos) sempre foi ter uma mega festa, etc... Nesta etapa é hora de fazer concessões e ceder um pouquinho se necessário. Acredite é melhor fazer isso antes que deixar para discutir coisas básicas na frente do fornecedor.
 

3. Where? Onde será realizado?
O casal prefere igreja, campo, praia ou casar no buffet?Depois de decidido começará a busca pelo lugar que atenda melhor as expectativas dos noivos.
 

4. When? Quando?
A época do ano e o dia é outro fator importantíssimo. De setembro a dezembro as datas são muito concorridas e em muitas igrejas e espaços é preciso reservar com no mínimo 1 ano de antecedência.
 

5. Who? Por quem será feito?
O casal pode optar por contratar uma assessoria, se isso ocorrer, as etapas anteriores servirão de briefing para a assessora. Os noivos podem também optar por organizar tudo sozinhos e contratar uma assessoria apenas para o cerimonial do dia. A assessoria e cerimonial para o dia é essencial. É a garantia que tudo sairá conforme planejado pelos noivos.
 

2H

6. How? Como será feito? Em que ordem? Quem contratar primeiro?
Nesta etapa é interessante priorizar a contratação do que foi definido na etapa 1 (itens que o casal faz questão de ter) depois de fechado a data e local do evento. Vale lembrar que sérico de Buffet, fotógrafo, coral e banda/DJ são fornecedores muito procurados que nem sempre têm a data disponível. Se o casal faz questão de estes itens tem que fechar com antecedência.
 

7. How much? Quanto?
Aqui é definido o orçamento do evento com base na realidade de mercado. Por isso, se o casal não tiver uma assessoria é recomendável orçar os principais itens antes mesmo de marcar a data para não ter surpresas no caminho.
 


 

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Tags: como organizar um casamento?, fiquei noiva e agora?, casamento, planejando meu casamento, assessoria para casamento

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