8 Ótimas Dicas para Organizar um Casamento INCRÍVEL a Distância

30/01/2017

Você mora fora de São Paulo ou mesmo fora do Brasil, encontrou o amor da sua vida, foi pedida em casamento ou você pediu ou ambos conversaram e resolveram que era o momento de oficializar a união com uma celebração do casamento. A forma como essa decisão aconteceu pouco importa. Chegou a hora de planejar seu casamento a distância e você se encontrou perdida no meio de um milhão de possibilidades. 

Isso também aconteceu com os noivos Juliana e Marc que estamos assessorando. O sonho deles é casar na Praia (aqui no Brasil - em SP), mas atualmente eles moram em Michigan (EUA). Eles tinham muitas ideias sobre o local ideal para casar, mas como encontrar o espaço e os fornecedores perfeitos para o casamento estando a quilômetros de distância?

Casamento a distância, destination wedding, casamento na praia

Foi aí que eles nos encontraram e a caminhada ficou mais gostosa e menos desgastante. O que eu sempre falo é que os preparativos do casamento precisam ser leves, a vida precisa ser leve, pra você poder aproveitar cada momento, já que o dia da celebração passa muito rápido.

A parte boa de contar com o apoio de uma assessoria de casamento é que os noivos ficam com a parte boa do processo. A assessoria de casamento apresenta as possibilidades e os noivos  só precisam se decidir entre uma coisa e outra, um fornecedor e outro. A solução dos problemas (e olha que aparecem muitos), a busca por fornecedores que tenham o perfil do casal, as planilhas, a negociação, tudo isso fica a cargo da assessoria de casamento.

Acredite essa economia de estresse não tem nada que pague. O valor investido na assessoria de casamento é muito pouco perto da economia de tempo, de pesquisa e negociação que vai te demandar. O custo da assessoria é pago pelos inúmeros benefícios que ela vai te proporcionar. 

Pra te ajudar na organização do casamento a distância vou te dar algumas dicas que está ajudando no casamento da Ju e do Marc.

1. Busque uma Assessoria de Casamento

Organizar um casamento a distância é loucura, mas o processo pode ser bem mais leve se você contar com uma assessoria para te ajudar. A assessoria vai visitar os possíveis espaços para casamento, vai olhar pessoalmente todos os detalhes pra poder te contar os prós e os contras de cada lugar. 
No caso da Ju e do Marc eles queriam um local para casamento na praia que fosse confortável, com cerimônia sem pé na areia, que já tivesse estrutura para um dia de chuva (ninguém quer casar na praia com chuva, mas pode acontecer, né? Então, é melhor estar preparado e que a festa pudesse durar mais tempo (tivemos que negociar muito isso, pois a maioria dos espaços para casamento na praia a festa termina meia noite por conta do barulho). 

2. Agende reuniões por Skype com a Assessoria e se necessários com os demais fornecedores

Reuniões por Skype são ótimas para a assessora do casamento conhecer melhor os noivos, o que eles gostam e assim direcionar fornecedores compatíveis com o estilo do casal e da festa. Se o casal é descolado, a decoração precisa ter esse perfil e a assessoria vai indicar empresas que fujam do clássico e que cobrem de acordo com o orçamento dos noivos.
Reuniões por Skype também são ótimas para aproximar casal e assessoria, criar afinidades e unificar decisões.

3. Tenha planilhas compartilhadas com a Assessoria de Casamento
No caso da Ju e do Marc eu tenho feito muitas planilhas que são compartilhadas com eles aos poucos, faz parte da minha metodologia de trabalho compartilhar cada planilha no momento certo. A primeira que eles receberam foi uma que tinha uma relação de locais para casamento na praia na região que eles buscavam e com os principais prós e contras. A partir desse arquivo tiramos dois lugares para realizar visita técnica pessoalmente e após a visita técnica escolhemos o local ideal.  
Depois de definido o local e o custo da festa  passamos para a etapa de fechamento com fornecedores que é a etapa que estamos no momento. Para esta etapa estou montando uma planilha com o custo geral da festa dividido por cada fornecedor. A meta é não fugir muito do valor combinado.
Fora isso ainda teremos o fluxo de pagamentos, percentuais gasto com cada fornecedor e lista de convidados.
Bateu dúvida? Nada de ficar procurando em e-mails o que foi combinado, basta abrir a planilha certa e pronto.

4. Tenha um amigo ou familiar de apoio
Organizar um casamento a distância gera muitas dúvidas e ansiedade. A pior parte da tomada de decisão é não ter com quem dividir suas dúvidas e não poder ver fisicamente suas escolhas. Embora as decisões sejam do casal, é super importante ter uma pessoa de apoio que conheça profundamente um dos noivos e esteja a par do modelo de festa que vocês buscam pra ajudar no ok final da degustação ou mesmo dos doces. 

5. Não tenha vergonha de perguntar e peça para assessoria e fornecedores te explicar tudo sobre o trabalho deles antes e também no dia da festa
Acho que não contei pra vocês que o Marc é francês, né? No caso dele e da Juliana eles estão muito habituados com o modelo de festa europeu, por isso pediram para que eu contasse tudo sobre as possibilidades de casamentos no Brasil  (forma de serviço, logística da festa, como funciona  a cerimônia, etc).
O modelo de casamento europeu é um pouco diferente, pois em praticamente todos os eventos no jantar todos sentam e esperam os pratos empratados serem servidos, tem momento dos discursos, etc. Aqui no Brasil o serviço do buffet pode terr o formato franco americano, empratado ou o menu degustação também conhecido como finger food que funciona super bem para casamentos na praia.
O que a gente busca para esse casamento é fazer um mix entre o formato de casamento brasileiro e o francês para que os convidados dos dois países se sintam bem acohidos e divirtam-se muito na festa, por isso eu sempre vou pontuando nossa forma de trabalho e eles vão me perguntando tudo o que vem a cabeça.  A ideia é que no dia do casamento ninguém tenha dúvidas, nem assessoria, nem noivos, nem fornecedores. Como os noivos estão fisicamente distantes o contato frequente com assessora e forncedores é fundamental.

6. Compartilhe com a Assessoria do Casamento uma pasta no Pinterest com as principais referências de vocês
Isso torna mais fácil  a busca por fornecedores e e deixa muito claro o estilo da festa

7. Se conseguir venha pelo menos uma vez até a cidade do casamento e agende visitas para conhecer o local da festa e os principais fornecedores. 
A assessora do casamento poderá ajudá-los a fazer a agenda de visitas de forma que otimize ao máximo seu tempo.
A juliana, por exemplo, conseguiu vir agora em janeiro e agendamos um dia para que ela fosse com a mãe até o local da festa. Aproveitamos a viagem ao litoral e já deixei agendado degustação, conversa com decoradora e visita a hotéis. Fizemos tudo no mesmo dia e após cada visita eu ia direcionando o que faríamos a seguir. Foi um dia muito produtivo.

casamento a distância

8. Pense no conforto e na acomodação dos convidados.
Se vocês moram fora do local da festa é muito provável que tenham convidados de fora também, por isso é de extrema importância a indicação de locais de hospedagem que tenham um bom custo benefício, uma vez que alguns convidados já devem gastar com passagem aérea. A indicação de locais para hospedagem ajuda para que os convidados não se sentam perdidos.

Olha que hotel incrível que a gente pretende hospedar os convidados. Quanto conforto! O casamento proporcionará aos convidados um final de semana inteiro de encantamento :)

casamento a distância, hotel casamento na praia, casamento na praia
Essa foto eu tirei na visita técnica pra enviar para o noivo que ficou em Michigan trabalhando

Espero que este post tenha te ajudado com ideias para organização do seu casamento a distância. Nossa assessoria tem expertise em atender noivos que moram fora de São Paulo e desejam se casar na capital, litoral ou interior (Campinas, Itatiba, Itupeva, Jundiaí e Indaiatuba). Teremos imenso prazer em ajudá-los com a difícil tarefa de organizar um casamento a distância, deixando tudo mais fácil pra vocês.

Ficou curioso (a) sobre a noiva desse post?
Essa sou eu (a direita) e a noiva Juliana (a esquerda) na nossa maratona de visitas técnicas no litoral.

 

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: casamento, distância, assessoria, festa, praia, cerimonial, organizar, organização, assessora

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: