Casamento Verde

14/03/2011

casamento verde, casamento sustentável

No trabalho de consultoria andei orientando algumas noivas a como planejar um casamento verde, também conhecido como casamento sustentável ou ecologicamente correto. Todo mundo sabe que casamento produz muito lixo (tudo é desperdiçado - papeis, garrafas, flores, energia, água, entre outras coisitas mais) e existe inúmeras maneiras da gente evitar a produção desse lixo todo e ajudar o meio ambiente.

Vou dividir com vocês algumas ideias para o planejamento de um casamento verde.

  • 1. Local

Faça a cerimônia e a festa no mesmo local. Isso ameniza o deslocamento dos convidados e diminui a produção de CO2.
Dê prioridade para realizar o casamento durante o dia, aproveitando a luz natural é possível reduzir gasto com energia elétrica. Outra vantagem é que as fotos ficam bem mais bonitas.

  • 2. Música 

Contrate a mesma empresa para as músicas da cerimônia e da festa. Esta atitude diminuirá o número de pessoas para trabalhar no evento (menos CO2) e fará você economizar na alimentação do staff e no valor gasto com os músicos.

  • 3.Decoração

Neste item existem inúmeras possibilidades - você mesma (o) pode fazer a decoração, utilizando garrafas e potes de vidro, assim:

decoracao casamento verde, decoracao casamento sustentável
Imagem: Mint Photography

ou você pode ainda contratar um decorador para fazer arranjos básicos com flores da estação.
Procure utilizar flores da estação.

  • 4. Foto e vídeo 

Contrate a mesma empresa para fazer a foto e o DVD e peça para que os profissionais utilizem apenas um carro para chegar até o local do evento.

  • 5. Comes e Bebes

Escolha um cardápio finger food, pois a comida é servida em potinhos de degustação e, muitas vezes, dispensa a utilização de talheres. Gastando menos talheres são menos utensílios para lavar o que faz com que a água seja economizada.

casamento verde, casamento sustentável
Imagem: Feira das Noivas

Se possível peça para seus familiares confeccionarem os doces da festa. Outra possibilidade é contratar uma doceira da região.

Se você não quer dar trabalho aos familiares e prefere que eles curtam a festa, é possível encomendar os doces do casamento da Pecadille. Eles têm um fornecedor de chocolates super engajado com a questão da sustentabiliodade. Para saber mais entre em contato com a empresa aqui  

  • 6. Convites e papelaria

Substitua os convites por um site do casamento que terá a função de divulgar o local da festa, confirmar presença e disponibilizar o endereço das lojas que estão com a lista de presentes do casal. Outra ideia bacana é deixar disponível no site um mural de recados para que os convidados se organizem com caronas, com a finalidade de diminuir o número de carros no evento.

Para este item recomento os sites:
Lista Perfeita - onde é possível fazer o site dos noivos, disponibilizar a lista de presentes ou cotas para a lua de mel e deixar as imagens do evento disponíveis para os convidados checarem.

Loja dos Noivos- disponibiliza site para casamento, lista de presentes e RSVP com mural de recados.

Se for utilizar papel para impressão de menu opte pelo material reciclado. 

Outra ideia é fazer um único menu ou escrever o cardápio em uma lousa (tipo essa da foto abaixo do casamento do casal carinhas) e deixá-la disponível próximo a mesa do buffet.


Imagem Operti Foto e Vídeo

Um beijo, Joyce@diadocasamento

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: casamento, noiva, noivo, assessoria para casamento, verde, ecologicamente correto, sustentável, eco wedding, assessoria do dia, assessoria no dia,

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Parabéns pelo post! Estou organizando meu casamento e quando falo que quero usar materiais recicláveis e outras idéias ecológicas as pessoas ainda não entendem! Se tiveres mais dicas podes ir me passando que ficarei muito feliz!!! Já consegui coletar algumas idéias, mas ainda tem pouco material no Brasil. Obrigada e parabéns pela iniciativa!
Postado às 21/4/2011 17:12:08 por Simone

Muito Lindo, criativo ... Amei
Postado às 16/10/2011 17:42:14 por MARIANA

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: