Como Não Ser um Convidado Deselegante - Parte I (Convite e RSVP)

06/09/2016

Etiqueta para convidados

Com o passar dos anos os casamentos passaram a ser organizados com mais cuidado, um número maior de fornecedores passou a existir, algumas regras foram flexibilizadas, mas nem tanto.

Há quem pense que casamento fora da igreja exige traje informal, mas dependendo do caso um casamento fora do espaço religioso pode ser até mais chique que um casamento na igreja.
Se você recebeu um convite para um casamento sinta-se honrado e veja a seguir como não ser um convidado deselegante.

  • Recebeu o convite? Sinta-se honrado
Casar é caro e cada vez mais a lista de convidados tem ficado restrita as pessoas essenciais.  Portanto, se você recebeu o convite é porque sua presença é importante.

  • Confirme presença
Veja se o convite indica uma data limite para confirmar presença. A grande maioria não entende o porque da agonia dos noivos em saber se o convidado irá ou não no casamento, por isso vale a pena explicar:
A confirmação de presença é essencial para que os noivos e a organizadora do casamento possam se programar com relação a lugares no espaço e alimentação para todos.

Se houver um número maior de confirmados a organização precisa saber com pelo menos 20/15 dias de antecedência para poder contratar um adicional de cadeiras, mesas e arranjos de mesa para convidados. Tudo isso exige tempo. Por isso, em hipótese alguma deixe para confirmar presença só na semana do casamento.

Além disso, casar é um investimento caro e qualquer baixa além de deixar os noivos tristes pode deixar a festa vazia. Por isso, se não puder ir avise com certa antecedência e dê aos noivos a chance de convidar alguém que eles queriam muito que fosse, mas por razões diversas (limitação de espaço ou mesmo financeira) o convidado em questão acabou não entrando na lista.

Lembre-se Não confirmar presença ou confirmar em cima da hora é considerado ENORME falta de educação.
Se você tem algum problema de doença na família ou de escala de trabalho e não sabe se poderá ir ao casamento deixe os noivos e organizadores saberem da situação e combine com eles uma data limite para sua confirmação. Seja pró ativo e não espere eles entrarem em contato.

  • No convite não tem data para confirmar presença? Então, acesse o site do casal.
Hoje em dia praticamente todos os casamentos tem site com as informações básicas envolvendo: lista de presentes, local da cerimônia, da festa e espaço para confirmar presença.
 
  • No convite consta apenas nome do casal – Posso levar os filhos?
           Não
 
  • Sou casado e no convite consta meu nome e família. O que significa?
Significa que seus filhos estão convidados, mas não significa que você possa levar a sogra, o sogro ou mesmo seus pais.
Seus pais deverão receber outro convite. Os noivos fazem um convite por “casa”.

  • Moro com meus pais, mas o convite consta apenas o meu nome e dos meus irmãos, mas meus pais conhecem os noivos desde sempre e têm enorme carinho por eles. Posso leva-los?
Infelizmente não.
 
  • Sou solteiro e recebi um convite. Posso levar um acompanhante?
Se na entrega do convite os noivos não disseram nada e você está com receio de ficar sozinho na festa pergunte a assessoria ou aos noivos. Eles provavelmente dirão que sim.
Agora se você faz parte de uma turma de amigos que foi convidado evite fazer essa pergunta, porque a resposta provavelmente será não.

  • Comecei a namorar recentemente e posso levá-la ao casamento?
Pergunte aos noivos ou a assessoria, mas só pergunte se já tiver atualizado as redes sociais. Eles provavelmente dirão que sim.
 

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: convidado, casamento, etiqueta, deselegante, festa, assessoria, cerimonial convite, regras,

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: