Como Não Ser um Convidado Deselegante - Parte II (Trajes)

20/09/2016

traje convidado de casamento, traje elegante

Desde os primórdios todo evento exige uma vestimenta adequada. As festas na corte exigiam um padrão de vestimenta. Quem não se lembra do drama da cinderela que não tinha um vestido para o baile de gala?

O casamento, mesmo nos dias de hoje, é o primeiro  evento mais importante na vida de um casal e, mesmo que algumas festas estejam mais flexíveis com relação ao estilo, o que vestir nesse tipo de evento ainda deveria ser um fator de atenção especial por parte dos convidados. Infelizmente nem todo convidado pensa assim. :(

Dependendo da festa não precisa ir todo formal como se tivesse sido convidado para o mesmo baile da Cinderela, mas também não precisa ir informal demais.

Nunca esqueço de uma situação que aconteceu num casamento que assessorei. A noiva e a uma amiga de infância estavam brigadas, a noiva estava muito triste com essa situação e sentia muita falta dessa amiga. Ela fez questão de convidá-la para o casamento, mas a confirmação de presença nunca chegou. No dia a amiga resolveu pôr um ponto final na briga e foi no casamento. O reencontro foi um momento de muita emoção pra todo mundo. A família, os amigos, todo mundo sabia que elas não estavam se falando.  A amiga foi chamada para as fotos oficiais com a família e com os noivos. Ela estava com um micro vestido, de malha, super justo que não era nem um pouco adequado para a ocasião. Nas fotos de família a roupa dela era a que mais chamava atenção, não pela beleza, mas pelo excesso de vulgaridade implícito no traje. Não é preconceito, mas um evento exige um traje no estilo da festa. Nem mais, nem menos apenas no estilo da festa. Não tem problema ir de vestido curto, desde que você possa aproveitar a festa de maneira confortável. Que te dê liberdade para sentar sem se preocupar se está mostrando demais e dançar sem ter que ficar puxando o vestido toda hora.

No caso dos homens aparecer de tênis em uma festa de casamento a noite, na igreja, não é legal. Mas se o evento for na praia, com uma pegada mais despojada, é super adequado.
Nos casamentos realizados em locais menos tradicionais, como na praia ou no campo, é possível usar trajes menos formais, mas nem toda festa ao ar livre é despojada. Na dúvida acesse o site dos noivos e veja se lá há orientações sobre trajes. Se não houver pergunte aos noivos.

Abaixo selecionei alguns itens pra ajudar a pensar sobre o trajes adequados para festas de casamento.

No caso dos homens:

trajes para convidado de casamento, trajes casamento, traje homens casamento
 

Os trajes da foto 1 ou 2 nem pensar, nem para os eventos mais descolados.  Adulto usando Jeans rasgado ou desfiado não é adequado para festas de casamento. Em casamento na praia ou no campo os homens podem optar por usar uma calça de sarja com blazer. O lenço no blazer dá um ar de elegância. A gravata é dispensável em festas ao ar livre ou mais intimistas.  
Para festa chique naigreja ou em espaço para eventos o traje das fotos 4 e 5 são perfeitas.  

No caso das Mulheres

trajes convidadas casamento, vestido convidada casamento, roupas casamento, como se vestir casamento

O traje da foto 1 não é adequado pra nenhum casamento, nem para os mais despojados. É o tipo de vestido que não deixa a pessoa confortável para se sentar ou dançar.
O vestido da foto 2 é branco e nenhuma convidada deve usar branco em casamento ( a não que a noiva peça). O modelo dele é bonito e fica lindo se for em outra cor para um casamento na praia.
A foto 3 é o típico vestido curto que é elegante para praticamente todos os estilos de festas, exceto os muito, muito chique.
Na foto 4 o vestido é super adequado para um casamento clássico. Note que o penteado também deixa o look mais arrumado.

Um vestido estampado longo com um penteado no cabelo fica lindo para casamento na praia ou no campo. Macacão estampado com tecido nobre também deixa qualquer look lindo. O vestido é despojado, mas é elegante.

trajes convidadas casamento, vestido casamento na praia, o que usar casamento na praia

Lembre-se sempre de se vestir de forma adequada com a ocasião e nada de aparecer no casamento com micro vestido da balada ou com a calça jeans do churrasco de domingo com os amigos. Deixe os noivos felizes ao ver você na festa deles.
Roupa inadequada em festa de casamento deixa os noivos pertubados na hora de selecionar as fotos para o álbum.
Não Pertube os Noivos na festa, na dúvida  sobre o dress code pergunte antes! 

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: festa, casamento, roupa, trajes, vestimenta, adequada, não pertube os noivos, campo, praia, igreja, mulheres, homens, convifadas, convidados, dicas

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: