Identidade Visual e Papelaria de Casamento

25/11/2010

por Camila Carvalho
Designer, ex noiva e editora do Blog Casar e Decorar

  1. O que é Identidade Visual?

Identidade Visual é um conjunto de elementos que caracterizam, no caso, o casamento. Ela é geralmente composta por um monograma ou um símbolo com o nome dos noivos, elementos gráficos (que pode ser um símbolo ou uma estampa) e por uma paleta de cores específica.  Criar uma identidade Visual para um casamento nada mais é do que padronizar toda a papelaria (convites, tags, menu e etc) e os outros elementos que compõem o visual da cerimônia e da recepção.

  1. Como fazer a minha? (ou mandar fazer!)

Antes de começar um projeto de Identidade Visual é legal fazer uma listinha como essa:
- O que os noivos gostam? O casamento deve ter a cara dos noivos!

- O que não gostam? Muitas vezes não sabemos bem o que queremos, mas o que não queremos a gente tem certeza, não é?

- O casal gostaria de usar algum símbolo ou somente o nome deles? Uma imagem às vezes fala mais! Mas o casal pode optar por usar somente as iniciais também.

- Qual a personalidade dos dois como casal? É importante lembrar que o casamento é dos dois  então é legal ter um estilo do casal, e não um estilo individual (só da noiva não, heim meninas!)

- Qual o estilo do casal? Sóbrio, moderno, clássico, ousado, despojado...

- Quais as cores que devem ser utilizadas? Elas são as mesmas da decoração ou “completam” a decoração? Por exemplo, a decoração será toda em vermelho. Então a papelaria pode abusar do preto, dourado ou prateado... Essas cores casam bem com o vermelho!

- A que horas será o casamento? Casamentos diurnos pedem cores mais alegres e tons pastel, casamentos à noite podem aproveitar para usar qualquer cor, desde que combine com o gosto do casal.

- Onde será o casamento? Campo, praia, salão, chácara, igreja? Cada um pede um elemento diferente, por exemplo: casamentos na praia ficam lindos ilustrados com estelas do mar ou conchas... Já casamentos no campo podem abusar das ilustrações de flores, plantas e pássaros. Os casamentos mais tradicionais, em um salão, podem usar elementos elegantes como arabescos e elementos contemporâneos como listras ou formas geométricas. Mas claro, não existe uma regra para isso, se a noivinha quer usar ilustrações de árvores para seu casamento no salão ela pode! O importante é o casal ficar feliz e satisfeito com sua identidade visual.
E por aí vai, dessa forma é bem mais fácil até para os noivos, entender o que querem!

  1. Onde posso aplicar?

Em todos os elementos gráficos e virtuais do seu casamento! Quais são?
- Site do casal
- Save the date
- Convite
- Convite de padrinhos
- Tags de bem casados e lembrancinhas
- Caixinhas para presentes de padrinhos e pais
- Menu ou cardápio da festa
- Programação ou missal da cerimônia (com nomes dos padrinhos, do padre ou pastor, nomes das músicas e etc)
- Como adesivo na pista de dança ou como luz
- Impresso nas fitas usadas para os presentes ou bem casados
- Na marcação de mesas, se tiver
- No livro de assinaturas ou papéis de recadinhos
- Cartão de agradecimento
E se os noivos quiserem pode ser usado no chá de cozinha ou chá bar.

Abaixo seguem alguns exemplos da Identidade Visual aplicada nos mais diversos itens:

"Uma identidade visual mais clássica, com arabescos e estampas ilustrando convites, o menu e as bandeirinhas decorativas".

papelaria, identidade visual, casamento, design
Fonte: Brush Printables

"Apesar do uso dos arabescos, essa identidade visual é mais despojada. Reparem que o elemento está na diagonal! O amarelo também ajuda a quebrar um pouco da seriedade".


identidade visual, casamento, papelaria, design
Fonte: Paper crew

"Olhem quantas possibilidades! As orquídeas verdes nos fazem imaginar que este é um casamento diurno na praia, campo ou chácara. Também não é um casamento muito formal né? Aqui a gente consegue ver diversas aplicações para a identidade visual, desde o convite até a garrafinha e o cd de lembrança com músicas do casamento".

identidade visual, casamento, papelaria, design
Fonte: My creative wedding

"Um lindo contraste entre o laranja e o azul! Identidade usada nas marcações das mesas, nos menus e nos encartes com o programa da cerimônia".

identidade visual, casamento, design, papelaria
Fonte: Paper Crew

"Uma Identidade Visual temática. Essa ideia tem crescido muito e também fica linda! Vale lembrar que para não ficar forçado e falso, tem que ter a cara do casal!"

identidade visual, casamento, design, papelaria
Fonte: Faye & Co

Assinaturas e símbolos

identidade visual, casamento, design, papelaria
Fonte: Project Wedding 

No meu casamento, por ser um casamento em uma chácara e de manhã, escolhemos as cores marrom e rosa, cores não muito tradicionais mas que ficam lindas juntas! O elemento usado na identidade visual foi uma estampa de listras com tons dessas duas cores. A fonte era caligrafada mas sem muitos frufrus, apenas para dar um ar mais tradicional.
Veja a Identidade Visual a identidade que criamos para o meu casamento!

"Nossa assinatura e a fonte sem muitos frufrus!"

identidade visual, casamento, papelaria
"A identidade aplicada nos nossos cds de lembrança e nas balinhas (com as listras!). Optamos por acompanhar as cores da decoração, como podem ver os bem casados também em marrom e rosa!"

identidade visual, casamento, design, papelaria

"As balinhas mais de perto!"

identidade visual, casamento, design, papelaria
 

"A capa do cd também mais de pertinho, com uma foto do nosso e-session!"

identidade visual, casamento

"As caixinhas comprei prontas e acompanhavam as cores da identidade visual. Elas estavam com papeizinhos dentro para recados que seriam pendurados na árvore de recados =) "

identidade visual, casamento, design, papelaria

"Nosso convite! Como podem ver, a fonte do convite era mais informal e o convite em si com poucos detalhes "mais caros" digamos assim. Dessa forma podemos caracterizar como uma cerimônia e uma festa mais simples, mas sem deixar de lado as tradições. Olha as listras ali em cima!"

identidade visual, casamento, papelaria


Então Identidade Visual para um casamento é isso! Manter um padrão visual em tudo aquilo que faz parte dessa data tão importante! ♥
Agradeço a Joyce pelo convite e oportunidade de conversar com vocês! Qualquer dúvida é só chamar!

Um beijo grande,
Camila Carvalho @camomilas

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: assessoria para casamentos, dicas de casamento, casamento, noivas, assessoria do dia, identidade visual, papelaria, design casamento, camila carvalho, casar e decorar, blog

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

A festa da Camila foi linda, e todos os cantinhos estavam dentro do tema... Adorei. Parabéns pelo post, prima. :*
Postado às 25/11/2010 10:55:20 por Dani

A Camila teve um casamento simples e lindoooooooooo!!
Postado às 25/11/2010 11:29:36 por Larissa

Larissa, pelas fotos imagino mesmo. O casamento deve ter sido um sucesso. A Camila e o Danilo também mandaram muito bem na identidade visual do evento. Adorei :)
Postado às 25/11/2010 11:33:11 por Joyce

Oi meninas! Muito obrigada pelo carinho =) E Joyce obrigada pela oportunidade de estar aqui no seu site lindooo!!! =) Um beijo! ♥
Postado às 25/11/2010 13:04:31 por Camila Carvalho

"Mi casa es su casa" e de todas as noivas e ex noivas que na verdade são eternamente apaixonadas por casamento...hehehe Você caprichou muito no post Camila recebi váaaarias ligações elogiando :) Mais uma vez obrigada Beijocas Jó
Postado às 25/11/2010 13:20:32 por Joyce

Eu adorei! Cada um com seu estilo! Bjks Débora
Postado às 25/11/2010 16:33:27 por Débora

Olá, sou designer e ilustrador e gostei muito do trabalho de vocês. Caso precisem de algum trabalho dessa área, por favor, entrem em contato comigo. Será um prazer trabalhar com vocês. Parabéns pelo site.
Postado às 7/7/2011 21:19:41 por Flávio Alves

Olá adorei essas caixinhas pra recados, gostaria de saber onde comprou ???
Postado às 19/8/2011 11:17:03 por Thatiana

Por favor... gostaria de fazer a identidade visual do meu aniversário de 30 anos, vc poderia me dar uma dica do programa q consigo fazer isso???
Postado às 2/3/2012 19:07:57 por Michele

Lindo Camila e Danilo!!!!Meu casamento será com esse tema....vocês mandaram fazer o convite onde?Ainda estou a procura mas quero muito algo parecido!!!!!
Postado às 30/4/2012 19:39:21 por Luciana

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: