Mini Wedding X Casamento Pequeno

13/06/2013

Tenho lido em vários lugares que o mini wedding é uma opção para economizar no casamento. Diferentes veículos chamam de mini weddings casamentos com menos de 100 e entre 150 a 180 convidados.

mini wedding

Eu penso um pouco diferente dessa teoria. Aqui a gente define mini wedding como casamento para menos de 100 pessoas. A maioria dos mini weddings que assessoramos tem entre 60 a 80 pessoas. Isso significa basicamente só familiares próximos na lista de convidados e eventualmente um ou outro amigo íntimo. Para um casamento com essa quantidade de convidados costumamos fazer a recepção em um restaurante charmoso ou no salão de festas do prédio - sem taxa de locação. Os prédios novos têm salões de festas lindíssimos. Dependendo do caso partimos para locação de um espaço para eventos de pequeno porte.   

Na maioria das vezes a gente contrata decorador, porque as nossas noivas acabam querendo arranjos mais elaborados. A decoração costuma ficar em torno de R$4500,00 / R$5.000,00 (incluindo sousplat, locação de taça bico de jaca, porta guardanapos, entre outtras fofuras).

O legal do mini wedding é que dá pra pensar em trabalhar com lugar marcado para os convidados, mais uma vez eles se sentem super importantes, principalmente se junto com a tag com o nome tiver também um mimo do casal.

mini wedding decor

Em um casamento com 300 convidados precisaríamos de um staff grande e mesmo assim correríamos o risco de não dar muito certo. Já que o brasileiro não é acostumado a frequentar  festas assim, aqui as pessoas trocam o acompanhante do evento e nem se dão o trabalho de informar que a Antônia (já confirmada) não poderá ir, por isso o Felipe levará a Fernanda no lugar dela. Aí Felipe e Fernanda chegam no evento e o lugar marcado está Felipe ao lado de Antônia. Isso sem falar quando as pessoas terminam o namoro e levam um amigo como acompanhante. Em um casamento mini isso não acontece, pois os convidados são realmente pessoas próximas e se alguém troca o acompanhante a assessoria acaba sabendo antes do casamento.  

  • Casamento Pequeno

Voltando as definições, chamamos de casamento pequeno os eventos que têm de 100 pessoas a 180 convidados. Com essa quantidade de pessoas normalmente locamos um espaço para eventos. Logo há taxa de locação. Aqui em São Paulo há algumas opções de locais charmosos para casamentos pequenos. Nesse caso o valor da decoração é maior, a menos que o casal opte por uma decoração inspirada no conceito Do it Yourself com flores em garrafinhas e vasos menores.

  • Sobre valores:
     

Ok  um casamento com menos convidados faz você gastar menos porque o buffet e os doces são definidos de acordo com o número de pessoas.  Porém nem sempre um casamento pequeno tem um custo barato. O profissional de foto e vídeo, por exemplo, cobra o mesmo valor para uma festa de 150 ou 300 pessoas. O valor da assessoria, da decoração, do bar de caipirinhas muda um pouco, mas a diferença não é muito não. Em outras palavras, se quiser economizar faça um mini ao invés de um casamento pequeno. 

  • Vantagem do Mini e do Casamento Pequeno:

Pra mim o grande trunfo de um casamento mini ou pequeno não é o fato de você gastar menos reais e sim a possibilidade de ser um evento mais tranquilo pra todo mundo (noivos, convidados e até fornecedores). O fotógrafo consegue se dedicar muito mais em um casamento pequeno. A noiva fica menos preocupada e menos estressada, os convidados ficam mais a vontade e se sentem super importantes. Eles não ficam "afobados" em cumprimentar o casal a qualquer custo, pois sabem que uma hora irão conseguir conversar com eles.
Em um casamento pequeno ou mini os noivos conseguem passar de mesa em mesa e agradecer a presença das pessoas. Esse "passar de mesa em mesa" não demora muito, pois menos convidados é = a menos mesas, menos pessoas, menos tempo. Dá pra falar com todo mundo e ainda curtir a festa.

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: mini wedding, casamento pequeno, casamento, poucos convidados, vantagens, assessoria, cerimonial, assessora

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: