Por onde começar?

04/09/2010

Foi lembrando a angústia de várias noivas que conheci e pensando em ajudar muitas outras que subirão ao altar que elaborei este tutorial com os passos iniciais de como organizar um casamento.


Imagem: © Nyul | Dreamstime.com

1 - Conversa com o noivo: Já vi muitas noivas querendo uma mega produção enquanto o noivo gostaria de uma festa intimista. Já vi noiva que fazia questão de ter um fotógrafo badalado que faz fotos incríveis enquanto o noivo queria só um registro básico do evento ou vice versa.

Para que os preparativos do casamento não sejam um verdadeiro estresse na vida do casal recomendo agir da mesma maneira que agimos nos negócios, negociando. Por isso, acho bacana utilizar a fórmula da administração 5W2H para conversar com o noivo e definir tudo o que os dois gostariam na celebração e comemoração do casamento. No início a conversa pode até ser maçante, mas depois vocês verão que foi a melhor coisa que fizeram. Essa fórmula nada mais é do que um checklist de tudo o que o casal quer e como irá fazer. O nome desta “fórmulinha” surgiu da união das primeiras letras dos nomes (em inglês) das etapas utilizadas no processo. No casamento ela serve de pauta pra conversa com o noivo e determina como serão as próximas etapas do preparativo. Funciona assim:

2 - Passo-a-passo:


5W

1. What? O que será feito:
Aqui vocês começam a falar sobre o porte da festa e o que cada um valoriza mais. Ex. Comida e bebida boa + boa música, ou Decoração + fotografia artística, etc... Com base nestas informações as etapas seguintes são definidas.
 

2. Why? Por que será feito assim?
Esta etapa acontece em paralelo com a anterior. Aqui o casal discute e negocia o porquê do tamanho da festa. Ex. se for festão é porque os dois têm muitos amigos ou a festa de casamento pode estreitar vínculos profissionais com parceiros ou o sonho do casal (ou de um dos noivos) sempre foi ter uma mega festa, etc... Nesta etapa é hora de fazer concessões e ceder um pouquinho se necessário. Acredite é melhor fazer isso antes que deixar para discutir coisas básicas na frente do fornecedor.
 

3. Where? Onde será realizado?
O casal prefere igreja, campo, praia ou casar no buffet?Depois de decidido começará a busca pelo lugar que atenda melhor as expectativas dos noivos.
 

4. When? Quando?
A época do ano e o dia é outro fator importantíssimo. De setembro a dezembro as datas são muito concorridas e em muitas igrejas e espaços é preciso reservar com no mínimo 1 ano de antecedência.
 

5. Who? Por quem será feito?
O casal pode optar por contratar uma assessoria, se isso ocorrer, as etapas anteriores servirão de briefing para a assessora. Os noivos podem também optar por organizar tudo sozinhos e contratar uma assessoria apenas para o cerimonial do dia. A assessoria e cerimonial para o dia é essencial. É a garantia que tudo sairá conforme planejado pelos noivos.
 

2H

6. How? Como será feito? Em que ordem? Quem contratar primeiro?
Nesta etapa é interessante priorizar a contratação do que foi definido na etapa 1 (itens que o casal faz questão de ter) depois de fechado a data e local do evento. Vale lembrar que sérico de Buffet, fotógrafo, coral e banda/DJ são fornecedores muito procurados que nem sempre têm a data disponível. Se o casal faz questão de estes itens tem que fechar com antecedência.
 

7. How much? Quanto?
Aqui é definido o orçamento do evento com base na realidade de mercado. Por isso, se o casal não tiver uma assessoria é recomendável orçar os principais itens antes mesmo de marcar a data para não ter surpresas no caminho.
 


 

Solicite um orçamento de assessoria completa ou do dia aqui.

Joyce Maciel

Joyce Maciel: Relações Públicas, formada pela Cásper Líbero, com carreira desenvolvida nas áreas de marketing e eventos. É apaixonada por festas de todos os tipos e tamanhos e se não fosse produtora de eventos certamente seria analista de boas ideias.
Siga-a no twiter - @diadocasamento

Tags: como organizar um casamento?, fiquei noiva e agora?, casamento, planejando meu casamento, assessoria para casamento

Compartilhe:



POSTS RELACIONADOS:

Comentários

Adorei o site! Era só o que faltava msm!! Ao ler o texto, lembrei-me de nossas conversas! Foi maravilhoso receber suas dicas e suporte! Principalmente, nas vésperas... Curti cada segundo do dia do meu casamento! Muito obrigada! Cada vez mais sucesso!!!
Postado às 16/9/2010 06:48:21 por Ana Carla

Adorei o post, com certeza conversa é o melhor remédio.
Postado às 19/5/2011 18:22:50 por Fabiana

Faça seu comentário!

Por favor, preencha os campos abaixo: